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6 principais erros que quebram as empresas e como evitá-los

Você tem interesse em abrir um negócio ou está se aventurando no empreendedorismo?

A gente sabe o quão difícil é controlar uma empresa. Até mesmo grandes empresários estão passíveis a erros, imagine quem está começando agora.

O IBGE nos mostra um dado bem relevante. De acordo com o órgão, 6 em cada 10 empresas no Brasil fecham as portas em apenas cinco anos. Só em 2023, mais de 730 mil empresas fecharam as portas. Bastante, não é mesmo?

Pensando nisso, destacamos os 6 erros mais comuns caso você esteja com o seu negócio. Veja quais são e como evitá-los.

1. Não atender demanda do mercado

Levantamento publicado pela Folha de São Paulo revela que 42% dos empreendedores focam em problemas que julgam interessantes. Este é o principal erro.

Antes de tudo é preciso que você conheça as reais necessidades dos consumidores e do seu público-alvo.

  • O que ele precisa?
  • Quais os seus problemas?
  • As duas dores?
  • Como posso ajudar a resolvê-los?

Uma vez que você saiba qual a real necessidade do consumidor, fica muito mais fácil oferecer produtos e soluções personalizadas, que vão satisfazer aos desejos desse cliente, certo?

A dica é não se afobar e realizar uma análise da viabilidade da ideia.

Lembre-se: a necessidade do cliente é o que determina o produto ou serviço do seu negócio.

2. Falta de controle financeiro

O mesmo estudo publicado pela Folha mostra que 29% dos novos empreendedores tinham pouco capital ou não tinham um bom planejamento para utilização dos recursos.

Nosso sistema tributário é altamente complexo. O Brasil é o país onde mais se gasta tempo calculando e pagando impostos, segundo Banco Mundial.

Por isso, é fundamental que você tenha controle dos valores que entram e saem do seu negócio.

Tenha um documento para o controle de todas as movimentações financeiras do seu negócio.

✔️Contas a pagar e receber

✔️Despesas com salário

✔️Capital de gírio

Lembre-se de fazer um planejamento estratégico. Identifique suas prioridades, faça um controle rigoroso e cuide muito bem do fluxo de caixa.

Outra dica válida é você contar com um contador ou advogado para evitar problemas com a contabilidade.

3. Falta de um modelo de negócios

Qual o plano de negócios para a sua empresa? Ela deve ser feita antes mesmo da abertura do empreendimento.

Por meio deste plano que você, empreendedor, traça um retrato do mercado, concorrência, produtos, custos e das suas atitudes no futuro.

É um norte para direcionar a sua empresa. Aproveite aqui algumas recomendações:

✅Segmentos de clientes: é o público-alvo que sua empresa deseja atingir. Você vai focar em um segmento específico? Se sim, em qual?

✅Proposta de valor: Escreva o que a sua empresa trará ao mercado. Quais os preços e os benefícios os produtos/serviços oferecem aos consumidores?

✅Canais de divulgação: onde a sua empresa estará presente? De que forma os produtos/serviços serão divulgados? Tente descrever com detalhes

✅Metas e objetivos: quantidade de vendas, meta de faturamento, de comunicação… Estabeleça metas possíveis em um determinado prazo

4. Erro na precificação dos produtos ou serviços

18% das novas empresas quebram por este problema. Considere o custo dos materiais, mão de obra, despesas fixas e variáveis, impostos. Não se esqueça da concorrência. Não cobre um valor muito maior ou menor do que a média do mercado.

5. Consumidores não são levados em conta

Se lembra do primeiro erro? Daremos uma atenção maior desta vez. Preste muita atenção no retorno que os clientes dão sobre o seu produto/serviço. Suas avaliações, observações, críticas, elogios… Tudo é válido.

Não se apegue só aos próprios desejos ou apenas no planejamento que foi feito no início da sua trajetória.

Com essa avaliação é possível adequar ou reformular sua proposta, deixando os produtos ou serviços com a real necessidade das pessoas.

6. Falta de investimento em Marketing

Você pode ter ótimos negócios/serviços, mas é preciso mostrar ao público da forma adequada. Conheça os consumidores, elabore uma estratégia de marketing de atração para torná-los clientes.

Nesse sentido, o marketing digital pode ser uma das melhores opções, pois oferece muito mais possibilidades que o tradicional, como o uso de conteúdo especializado, e-mail marketing e outras ferramentas.

Já pensou em reduzir os seus custos em até 60% com a terceirização?

Sem tempo para controlar tudo o que é pago e recebido? Estamos aqui para te ajudar.

Só em 2023, foram mais de 2 milhões de empresas extintas no Brasil.

Seja qual for o tamanho ou segmento do seu negócio. Assumimos os departamentos pessoal, fiscal, contábil, financeiro e de marketing do seu negócio.

Gerencie seu fluxo de caixa de forma eficiente, sabendo onde gastar e principalmente na melhor maneira de investir seu capital.

Foque no crescimento do seu negócio enquanto cuidamos dos detalhes financeiros!

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